domingo, 30 de agosto de 2009



UMA SEMANA MARAVILHOSA PARA TODAS VOCÊS!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009


Ballet de Repertório
Continuando no assunto de ballet de repertório, vejam como outros ballet são bem trágicos...


Sherazade

Há muito tempo, era conhecido de todos, um famoso sultão chamado Shariar, senhor de um luxuoso harém. Ele tinha, como todos os outros de sua posição, uma favorita: a famosa Zobeida, que o encantava, e a tantos outros que a conheciam.
Zeman, irmão do sultão que presenciava algumas conversas das mulheres do harém, começou a suspeitar da fidelidade de Zobeida. Depois de muito pensar, alertou o irmão do que poderia estar acontecendo. Sem muito acreditar, Shariar concordou em deixar o harém e a sua favorita por algum tempo, fingindo que ia caçar com o irmão.
Logo depois de sua suposta partida, as mulheres conseguem persuadir o grande eunuco, seu guardião, a abrir as portas do harém para que os escravos negros entrassem e com elas se divertissem numa grande festa. O mais belo entre eles, vestindo trajes de ouro, é eleito por Zobeida seu par nas danças sensuais que as mulheres do sultão costumavam fazer.
No auge do divertimento, a festa é interrompida pelo regresso antecipado de Shariar. Certificando-se da desconfiança do irmão e humilhado na frente dos amigos, o sultão ordena uma matança geral a qual ninguém escapa.
Zobeida, desesperada por ser a causadora de tantas mortes e envergonhada por ver conhecida sua verdadeira personalidade, se mata com uma punhalada, aos pés do seu senhor.

*Ballet em um ato
*Música de Nikolai Rimski e Korsakov
*Coreografia de Michel Fokine

sábado, 22 de agosto de 2009




COMO NESTE SHOW 2009, TEREMOS MÚSICAS DE "COPPÉLIA", VOU CONTAR PARA VOCÊS A HISTÓRIA DESTE FAMOSO BALLET DE REPERTÓRIO:




Ato I: Praça de uma cidade da Cracóvia. Swanilda está enciumada: seu noivo, Frantz, parece estar apaixonado pela suposta filha de um fabricante de bonecos, o Dr. Coppelius. Coppélia, porém, não passa de uma boneca mecânica que faz o movimento de atirar beijos, no que é respondida por Frantz. Swanilda o surpreende nessa atitude e ameaça romper o noivado. Para provar sua indiferença, dança uma czarda ( dança rápida húngara) com os amigos. Ela recolhe a chave que o Dr. Coppelius deixara inadvertidamente cair e chama as amigas. Temeroso, o grupo abre a porta e entra na loja do misterioso velhinho.
Ato II: Interior da loja. Coppélia está sentada entre outros bonecos, tendo um livro nas mãos. Ao se aproximarem, Swanilda e as amigas descobrem que ela é uma boneca de corda. Aliviadas colocam todos os bonecos em movimento. Coppelius interrompe furioso e põem todas em fuga; menos Swanilda, que resolve pregar uma peça no velho vestindo-se com as roupas da boneca e assumindo o seu lugar. Entra Frantz , em busca da "filha" de Coppelius. Este aproveita a oportunidade para tentar realizar um sonho: através de passes mágicos transferir a vida de alguém para a sua Coppélia. Ele força Frantz a beber até que fique embriagado. Realiza então uma série de passes cabalísticos, Swanilda entra na brincadeira e finge ganhar vida, deixando o velho enlouquecido com suas danças rápidas e sensuais. Por fim, preocupada com o noivo, resolve acabar com o jogo e revela sua identidade. Coppelius desmaia e a dupla foge.
Ato final: Esse ato é na verdade um brilhante divertimento. Os vilarinhos estão reunidos para celebrar a benção do sino da igreja e o casamento de Frantz e Swanilda. O Dr. Coppelius entra furioso exigindo uma indenização dos prejuízos causados em sua loja. O Burgomestre entrega-lhe uma bolsa e o balé se encerra em clima de alegria



terça-feira, 18 de agosto de 2009



Oi minhas queridas, estivemos com problemas técnicos, e ficamos uns dias sem postar mas vai aqui uma mensagem para aqueles ...bom deixa prá laá....Como dizia minha vó para um bom entendedor um ponto é letra.




UMA FELIZ SEMANA PARA TODOS!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009



Como escolher a Sapatilha de Ponta?

Quando um bailarino chega a níveis avançados, e é dada a honra de vestir sapatilhas de ponta no lugar das sapatilhas macias, chamadas de sapatilhas de meia ponta. Esta é um dos momentos mais esperados pela bailarina. O processo de adaptação pode ser muito difícil para algumas bailarinas. A ponta perfeita pode ser difícil de atingir, em alguns casos. E se nós não estivermos usando a melhor sapatilha para os nossos pés, a nossa dança e o desenvolvimento sofrem … Uma vez que fazemos encontrar um fabricante que se adapta a nossa estrutura de pé, podemos então considerar um sapato especial para encomenda a partir delas. Todas as sapatilhas de ponta são feitas à mão.
A primeira coisa que você deve saber antes da encomenda especial, é a anatomia de uma sapatilha de ponta.


Cada uma destas características podem ser alteradas e ajustadas para você:
Cor: as sapatilhas de ponta podem ser personalizadas, tingidas.
Tamanho: Tamanhos personalizados de acordo com o seu formato de pé.
Largura: Alguns dançarinos têm pés estreitos ou largos, a sapatilha bem ajustada no seu pé vai te ajudar no desenvolvimento.
Comprimento: a sua sapatilha não pode nem estar apertada e nem larga, tem que ser no tamanho certo do seu pé.
Calcanhar: a parte de trás da sapatilha deve ser confortável, sem pressionar o tendão ou fazer bolhas, impossibilitando a movimentação.
Forma da ponta: para melhor equilíbrio as pontas devem ter um formato mais quadrado, achatado.
Mas a melhor dica é você sentir um conforto enquanto dança, escolhendo a sapatilha que melhor veste o seu pé!
E boas piruetas!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

URGENTE: Pais e Bailarinas,
Devido o surto da Gripe A (H1N1), mais conhecida como Gripe Suína reforçamos a divulgação da importante recomendação do Ministério da Saúde sobre a prevenção para evitar o contágio da gripe:
- Evitar locais com aglomeração de pessoas; - Evitar o contato direto com
pessoas doentes;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente
descartável;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; - Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal (CUIDADO COM OS COPOS DO BANHEIRO, CADA UMA TRAGA O SEU);
- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas e substituí-las após duas horas de uso;
- Em caso de adoecimento, não comparecer a aula, informar a professora e procurar assistência médica informando história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas;
- Não usar medicamentos sem orientação médica.
Procure seguir estas recomendações.
À disposição para quaisquer informações e esperando contar com a sua colaboração
.

domingo, 2 de agosto de 2009


Hoje vai uma dica de leitura ( retirada da Folha de SP) para nossas jovens bailarinas:

Livros ilustrados aproximam crianças do balé e da ioga
O mundo de sonhos das sapatilhas, vestidos rosas e piruetas, que domina o imaginário de tantas meninas, fica mais próximo da realidade com o novo lançamento da Publifolha, "Eu Adoro Balé". Com o subtítulo "Aprenda a dançar com a Central Scholl of Ballet, de Londres" --uma das mais conceituadas do mundo--, a edição em capa dura encanta pela quantidade de fotografias.
Ideal para crianças pequenas, que estão prestes a ingressar ou acabaram de iniciar suas aulas de dança, "Eu Adoro Balé" é dividido em capítulos que fazem os pequenos entender, com facilidade, os passos básicos e as lições fundamentais para se dedicar a esta arte tão difícil, mas alegre, que é a dança clássica...
Além do dia-a-dia, "Eu adoro Balé" menciona os benefícios da dança para o corpo e para o desenvolvimento da expressão pessoal. No fim, para alimentar ainda mais os sonhos das crianças, há capítulos que falam da sapatilha de ponta, usada apenas por bailarinas mais velhas, e do Pas de deux, quando um casal dança junto. Como uma primeira aula real de balé, o livro é simples, didático, bem ilustrada e, acima de tudo, lúdico e divertido. IogaDa mesma coleção é o livro "Eu Adoro Ioga", prática tão difundida nos últimos anos no mundo. Voltado para crianças mais velhas, o texto explica em que consiste o exercício, qual a roupa adequada de usar e a filosofia que rege as ações de equilíbrio.