sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010





ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ ARRASAR NA AULA DE BALLET



· Sempre prenda o cabelo para suas aulas de ballet e ensaios. O cabelo solto ou em rabo-de-cavalo atrapalha o desempenho. É aconselhável fazer um coque. (já dei as dicas como fazer)
· A partir do momento que você entra em sua sala de aula você, deve se esquecer de tudo e se entregar de corpo e alma ao ballet. Deixe o relógio em casa. Ficar olhando para o relógio toda hora é desconfortante e passa a impressão de que você não está com vontade de fazer.
· O vestuário básico de uma bailarina inclui as sapatilhas, a meia e a malha (collant/leotard). É falta de respeito ir sem um deles para o ballet, sem falar que a meia-calça deve ser clara (tons de rosa, branco, creme ou salmon), para não contrastar com a sapatilha (que também deve ser clara).
· Procure não se atrasar para chegar à aula. Além de ser mal-educado, você pode perder alguns exercícios de alongamento, que podem lhe prejudicar. Se na hora que você chegar a professora já estiver passando um exercício, espere pelo próximo. Assim você se alonga um pouco e não faz um exercício mal feito que você não decorou direito.
· Não se esqueça que você está indo para um ambiente de trabalho, portanto além de ficar ouvindo (e muito) você deve ficar quieta para não desconcentrar as demais. É legal comentar algumas coisas de vez em quando, que torna a aula mais descontraída e mais divertida, mas somente quando há um espaço e todos estão lhe ouvindo.
· Antes de sair de casa, lave bem os lugares que você sua mais passe desodorante nas axilas (que devem estar bem depiladas). Não há nada mas desagradável que uma colega fedendo na sua frente na barra ou um professor ir lhe corrigir e você estar com aquele cheirinho ruim ou com um matinho embaixo das axilas.
· Fique bem atenta às correções da professora, mesmo que não seja com você. Além de ser interessante ficar por dentro de tudo, você pode acabar percebendo que está cometendo o mesmo erro da pessoa.
· Sempre, sempre procure ir além do que você foi na aula passada. Não se conforme com o que já conseguiu, queira sempre, sempre mais. Se não consegue, o esforço basta. Em algum tempo você verá que progrediu naquilo que você se empenhou.
· Ao dançar, se ache linda! Coloque postura, cabeça (mesmo que você fique parecendo aquelas chatinhas metidas) e braços, e se sinta em um solo a bailarina principal. Esta é uma das partes mais maravilhosas do ballet. A parte em que você se realiza! Sorria mostrando o quanto você gosta de estar lá fazendo aula!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

DICA DE LEITURA
"Contos do Balé" (Cosac Naify)

Sinopse: O livro infantil ilustrado "Contos do Balé" (Cosac Naify), da crítica e bailarina Inês Bogéa, narra a trajetória da dança clássica, revelando curiosidades sobre as apresentações nas cortes e artistas que revolucionaram a dança no Brasil e no exterior. A obra reconta o repertório de cinco das principais companhias de dança: "A Menina Mal Olhada", "Giselle", "Coppélia", "Petrouchka" e "O Lago dos Cisnes". Mais de 70 imagens ilustram a evolução da dança, além de mini-biografias que esclarecem dados sobre importantes dançarinos e o significado de elementos como o "tutu" e a "sapatilha". Leitura ideal para as crianças interessadas no balé e na trajetória desta incrível arte.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010








Sabemos que a Professora Marly sempre orienta que suas alunas venham as aulas com os cabelos presos, então segue aqui este passo a passo para você fazer um belo coque. Pratique...


O que você precisa para fazer o coque:


*Escova e pente fino (pode ser o de piolho)
*Grampos da cor do seu cabelo (no mínimo 9)
*Redinha de cabelo
*Elastico da cor do seu cabelo


Como fazer:


1. Desembarace todo o cabelo. 2. Espalhe gel nas mãos e passe pelo cabelo (o necessário para não soltar nenhum fio). 3. Penteie o cabelo com pente fino e, com uma liga faça um rabo de cavalo bem puxado.4. Depois de preso, faça uma trança folgada ou só torça a rabo, para então enrolar o coque. Se seu cabelo for muito volumoso, talvez seja melhor dividir em 2 tranças. Pratique das 2 maneiras e use o bom senso para ver como é melhor para você.5. Aos poucos vá enrolando e prendendo o coque com grampos até chegar à ponta (esconda a ponta por dentro com um grampo). Quanto mais "amassado", melhor. Lembre-se que no ballet nos penteamos e maquiamos seguindo a tradição do ballet clássico.6. Coloque a rede. No dia a dia use uma comum e na apresentação use uma invisível.Detalhes importantes/ dicas:*Use sempre grampos de uma cor bem próxima a do seu cabelo. Eles devem ficar bem escondidos.* A rede invisível é uma rede de nylon bem fininha. Encontre uma que seja bem próxima ao tom do seu cabelo e cuidado para não perdê-la, já que pode ser facilmente confundida com um chumaço de cabelo.Mas também pode usar redinhas combinando com sua roupa de ballet.